Minimalismo presente na moda

Minimalismo e moda são compatíveis? Minimalismo e moda podem caminhar pelas mesmas vias? Essas duas palavras já fazem parte do cotidiano das pessoas.

Já percebeu que, todos os dias, nós acumulamos mais e mais coisas, consumimos mais e mais, buscamos obter sempre algo que acreditamos estar faltando na nossa vida?

Algumas vez você já teve a impressão de que não precisaria de tantas coisas para ter uma vida mais harmônica, mais feliz?

O minimalismo é um movimento que possui representantes nas mais variadas esferas de expressão artística e filosófica. As dúvidas com relação a esse assunto podem ser muitas, mas o conceito, assim como o próprio nome indica, é simples.

Vamos abordar aqui a relação entre minimalismo e moda. Parece difícil? Acredite, não é! O mundo nunca presenciou um momento tão oportuno para a compreensão da necessidade de conciliar moda e minimalismo.

M n m l smo

Reparou o subtítulo acima? Pois bem, o minimalismo trata-se de um princípio voltado para a redução do uso de elementos ou recursos. Busca-se reduzir a quantidade de elementos ao mínimo, mantendo-se a compreensão do que está sendo exposto. Daí a origem do nome.

Em outras palavras, o minimalismo busca reduzir a quantidade de elementos de um texto, de uma imagem, figura, desenho etc.

O minimalismo também se caracteriza pela corrente de pensamento, tão na moda, de buscar viver melhor com menos (coisas). É um estilo de vida.

Esse pensamento vai ao encontro dos debates que buscam demonstrar as reais necessidades de se ter uma vida sustentável. O minimalismo tem tudo a ver com a sustentabilidade.

O movimento minimalista influenciou, fortemente, as artes visuais, o design, a música, a tecnologia, a cultura e a ciência.

É possível encontrar a temática minimalista em publicações e programas de tevê. A revista Vida Simples, da Editora Caras, é um exemplo disso. O televisivo Menos é Demais, do canal Discovery h&h, é outro exemplo.

Leia Também  A melhor camiseta para o dia dos pais

Na nossa revista online Manala, você também encontra camisetas alternativas que combinam o que há de mais estiloso na moda com pinceladas de minimalismo. Não deixe de conferir.

Moda e minimalismo

A atual necessidade humana de se ter um mundo menos consumista, que produza menos lixo, que seja mais sustentável, invade a moda.

Existe uma tendência mundial de se promover, digamos, uma moda sustentável, consciente, sem exageros, mas mantendo-se o conceito de moda e sua essência.

Em primeiro lugar, a chamada moda minimalista baseia-se no uso de peças de roupa que podem ser utilizadas independentemente das tendências. O que isso significa?

Na moda minimalista, as roupas são atemporais, possuem paleta de cores com tons neutros. São bastante utilizados o branco, o cinza, o marrom, o preto.

As roupas são mais duráveis. A produção delas é feita com matérias-primas de melhor qualidade. Se as roupas duram mais, o gasto com roupas novas diminui.

Tendência na moda, as camisetas funcionais, de certa maneira, estão em consonância com a tendência minimalista. Um produto que é feito com uma matéria-prima de qualidade dura mais.

Camisetas funcionais possuem diversas vantagens. São leves, confortáveis, respiráveis (facilitam a evaporação do suor), termostáticas (mantém a temperatura do corpo) e, principalmente, de fácil lavagem.

É muito interessante observar que uma peça de roupa (por exemplo, uma camiseta) precisa ser de boa qualidade, pois precisam ser duráveis.

Uma peça de qualidade inferior, no geral, acaba se deformando durante as lavagens. Essas peças acabam sendo “descartáveis”. Logo, isso é péssimo para a natureza, não é sustentável.

De forma ampla, o minimalismo só apresenta vantagens para a moda. E, se você procura por camisetas com excelente qualidade, encontrou o lugar certo. A Manala possui um amplo portfólio de camisetas alternativas, artesanais, estonadas.

Leia Também  Qual melhor camiseta para estampar

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz