Hackeando a Energia Praiana: Como a Praia Pode te Dar Benefícios de Saúde Instantâneos

Hackeando a Energia Praiana

Compartilha com a galera!

CIÊNCIA EXPLICA COMO A PRAIA PODE MUDAR NOSSOS CÉREBROS E SAÚDE MENTAL

Sabe aquela sensação de pisar na areia, sentir o ar úmido e salgado do mar, o vento nos cabelos e o sol sob a pele?

Como não sair mais rejuvenescido depois de uma ida à praia, não é mesmo? O efeito calmante é garantido e acontece em qualquer praia.

Estar perto do mar muda o seu cérebro, melhora a sua saúde e dá um boost no seu bem-estar. Isso é até cientificamente comprovado.

Duvida?

Pois Lora Fleming, da Universidade de Exeter na Inglaterra, garante que a praia ajuda a nossa saúde e que isso já é até constatado pela ciência.

Os médicos do século XVIII costumavam prescrever viagens para algum lugar próximo ao oceano para visitar os chamados hospitais de banho, que eram clínicas especialmente projetadas para oferecer tratamentos que envolviam banhos de água salgada do mar.

Mas Fleming diz que os cientistas só agora começaram a olhar experimentalmente para os benefícios de saúde que a praia e o oceano podem promover.

Mas afinal, o que de fato acontece? É isso que vamos esclarecer abaixo. Confira:

O som age direto no cérebro, ativando o seu córtex pré-frontal

O córtex pré-frontal, uma área do cérebro associada com a emoção e autorreflexão (bem como outras funções) é ativado quando os sons do oceano são reproduzidos – Isso mesmo, só com os sons! E como descobriram isso? Simples.

Para o estudo sobre os benefícios da praia e do mar, os cientistas deixaram os participantes expostos a sons e ruídos do oceano e avaliaram os resultados. Já ficou alguma vez no escurinho do seu quarto relaxando ouvindo o som da chuva ou do mar? Então!

Leia Também  Casal viaja pelo mundo e mostra seu incrível lifestyle

Ondas poderosas: As ondas dos oceanos geram íons negativos

A sensação de paz que temos na praia é um resultado de alterações moleculares em nossos corpos. As ondas do oceano produzem íons negativos!

E íons negativos aceleram a capacidade do nosso corpo de absorver oxigênio e equilibram os níveis de serotonina, uma substância química produzida pelo organismo que é responsável pelo nosso humor e controle do estresse. Ou seja, você pode ter sua dose de um antidepressivo natural, só de aproveitar um tempinho na praia!

Sem tomar remédio ou tentar outros malabarismos, você pode se sentir calmo e feliz simplesmente abrindo os braços e adquirindo toda energia mental positiva e aquela sensação praiana de saúde e bem-estar – E acredite em mim, você vai até dormir melhor depois disso.

Estresse lá em baixo! Os níveis de cortisol, hormônio do estresse, diminuem

Ok, você já sabe que o som das ondas opera verdadeiros milagres. As praias podem ser realmente calmantes, e os sons mais relaxantes e agradáveis de ouvir são aqueles de padrões de ondas previsíveis.

O som deve ser suave, em volumes e frequências harmônicas e em intervalos regulares.

É por isso que as ondas do oceano são sucesso: elas têm padrões regulares e suaves de ouvir.

Uma neurocientista chamada Shelley Batts garante que o som do mar tem um efeito ainda mais profundo no campo emocional.

O ruído do oceano provavelmente desencadeia memórias profundas ou sensações de relaxamento e segurança. O som da praia se parece até mesmo com o som do útero e lembra os batimentos cardíacos da mãe (Fica a dica aí pros papais:

Se quiser ver um bebê calminho e feliz, leva ele pra praia)!

Leia Também  Fotos incríveis de pessoas que vivem fora do sistema

O famoso hormônio do estresse, o chamado cortisol, também é acionado com alguns tipos de ruídos. Quer um exemplo?

Tráfego de carros, trânsito, ruído de avião – aposto que você ficou tenso só de imaginar! Pois é, quando esse hormônio é liberado, problemas de saúde aparecem, tais como úlceras e doenças no coração.

Já o barulho calmante do oceano colabora, e muito, para diminuir os níveis do cortisol.

Já deu pra entender né? Fuja do trânsito e corra pra praia pra garantir todos os efeitos positivos e evitar potenciais problemas de saúde!

E tem mais: O horizonte do oceano te acalma

Aquele horizonte azul maravilhoso, a superfície plana da areia, também oferecem uma boa sensação de segurança.

O neurocientista Michael Merzenich diz que os seres humanos se sentem seguros quando estão em lugares que não são complexos.

Na floresta, seres humanos precisam fugir de animais predadores; já nas cidades, há bandidos e ladrões com os quais devemos tomar cuidado; no entanto, na praia podemos enxergar tudo o que acontece há quilômetros ao nosso redor, e isso nos dá paz de espírito.

Não há ameaças potenciais.

“Somos construídos, neurologicamente, para normalizar o nosso ambiente e controlá-lo”

Diz Merzenich. Por isso, a praia é um ambiente estável e previsível.

Vestindo a Energia Praiana

Agora que você já sacou todos os macetes, fique mais vezes ao longo da costa praiana e aproveite.

Nem é preciso mergulhar para usufruir de tantos benefícios – E se não for mergulhar, que tal uma camiseta da Manala bem estilosa e confortável pra usar enquanto você curte o som das ondas?

Se for se jogar no mar, volte renovado com toda energia e positividade dentro e fora de você.

Leia Também  Como obter reembolso dos Correios

Confira nossas estampas alternativas e exclusivas que vão manter toda a sua good vibe pelo resto do seu dia!

Compartilha com a galera!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz