Como obter reembolso dos Correios

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Aprenda o passo a passo de como solicitar seu reembolso dos Correios. Evite dor de cabeça e saiba exatamente o que fazer quando precisar!

Os Correios é o grande parceiro da Manala, com sua logística e serviço de entrega que atinge todo Brasil. Mas, devido ao enorme volume de entregas é natural que surjam alguns problemas, como extravio, perda ou até rouba de carga.

É horrível quando isso acontece, né?!

Fica tranquilx! Porque vamos ensinar como solicitar reembolso de forma rápida, sem dor de cabeça. 😉

Como solicitar Reembolso dos Correios

Você pode fazer isso de 2 formas.

Ir no link direto >> Registro via internet

Ou fazer o passo a passo:

Acesse o site dos Correios

Agora é hora de preencher o formulário com todos os dados do recibo do SEDEX (por isso sempre recomendamos guardar os recibos de postagens).

No formulário, não se esqueça de informar os dados da sua conta bancária para o depósito, que é para onde o reembolso vai se a sua solicitação for válida.

Os Correios demoram aproximadamente 5 dias para responder a solicitação; eles verificam o ocorrido e se o problema é realmente deles (problemas no envio ou logística) ou se é do destinatário (como o endereço estar escrito errado, incompatibilidade do CEP com o endereço, ninguém no local de destino para receber a encomenda, entre outros). Caso seja aceita a sua solicitação, eles entram em contato com você e realizam o reembolso. 🙂

Indenização dos Correios

Os Correios indenizam os clientes por alguns serviços não prestados, como:

  • atraso na entrega
  • devolução
  • entrega indevida
  • avaria
  • espoliação
  • extravio
  • roubo

Tipos de indenizações dos Correios

  •  Por atraso

Se ocorrer atraso na entrega por falha dos Correios, serão restituídos os preços pagos pelos serviço de entrega de acordo com as seguintes porcentagens (tirando os serviços adicionais):

50% – SEDEX 10 e SEDEX Hoje

30% – SEDEX, SEDEX a cobrar, PAC e Reembolso Postal

20% – e-SEDEX

  • Por extravio, roubo, entrega indevida

Os valores restituídos serão: 1) os valores pagos pelo serviço de entrega,  2) a indenização automática prevista nas tabelas de preços e prazos e 3) os valores dos serviços adicionais (valor declarado, aviso de recebimento, mão própria, entre outros) se estes forem contratados.

  • Por espoliação, avaria total ou parcial

Os objetos postais que sofrerem espoliação, avaria total ou parcial serão indenizados de acordo com os resultados das apurações realizadas pelos próprios Correios.

  • Por devolução indevida

Os valores restituídos por devolução indevida serão 1) preços postais pagos e também 2) os valores dos serviços adicionais que forem contratados, exceto o valor declarado.

  • Por serviços não prestados

Serão restituídos os valores postais pagos, além dos valores dos serviços adicionais (se estes forem contratados).

 

Vale lembrar que os Correios não pagam indenização para:

  1. Objeto simples (quando o objeto é postado sem registro);
  2. Erro de endereçamento (cujo endereço do destinatário do objeto está incorreto ou não é o suficiente);
  3. Objeto com valor de mercado não declarado;
  4. Retenção por autoridade competente (caso a Polícia Federal, Estadual ou autoridade alfandegária faz a retenção do objeto);
  5. Prejuízos indiretos e benefícios não realizados;
  6. Caso Fortuito ou Força Maior (casos como fechamento de aeroportos, enchentes, incêndios, deslizamentos de terra, queda de pontes, entre outros);
  7. Objeto mal acondicionado (objeto que foi mal embalado dentro do pacote ou embalagem).

Vídeo de como conquistar Indenização por atraso

Espero que você possa tirar bom proveito dessas dicas e buscar pelos seus direitos.

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