3 razões pra viajar enquanto ainda é jovem

Razões para Viajar

Compartilha com a galera!

Era uma noite qualquer aí e eu estava conversando com uma senhorita que estava com problemas pra tomar algumas decisões, entre elas escolher viajar pelo mundo ou fazer uma faculdade.

Falei pra ela viajar sem pensar duas vezes. Sem desculpas, sem “se”. Apenas vá. Os resultados fazem todos os custos valerem a pena.

Ela suspirou. “Tá, mas…”

Rapaz, nunca houveram palavras mais mortíferas proferidas pela boca dela.

  • “Tá, mas… e o custo?”
  • “Tá, mas… e meu emprego?”
  • “Tá, mas… e meu namorado? (ou cachorro, ou gato, ou qualquer coisa)”
  • “Tá, mas…” é fatal.

Faz parecer que a gente tem a melhor das intenções, quando na verdade, apenas estamos com medo de fazermos o que queremos. Nos permite sermos covardes enquanto aparentamos nobres.

A maioria das pessoas que esperavam viajar o mundo nunca fizeram. Por outro lado, muitas pessoas que esperavam pela faculdade ou pelo trabalho estável e, enquanto isso, viajavam, ainda o fazem quando podem.

Cuidado com o “tá, mas…”. O “tá, mas…” mata seus sonhos.

Depois de tudo eu fiquei tão balançado com o teor da conversa que compartilhei nosso papo com vários amigos meus no mesmo dia.

A vida que você sempre quis

Conforme vamos crescendo, a vida meio que parece que vai acontecendo exclusivamente para nós. Nossa juventude é um momento de fortalecimento, fazemos o que queremos.

Mas conforme vamos amadurecendo e ganhando novas responsabilidades, temos que ter certeza de que não perderemos o foco do que realmente é importante.

Se você ainda tem uma quantidade razoável de controle sobre sua situação, você deve fazer o que realmente importa, pois a vida nem sempre vai ser apenas você.

Durante o início da época adulta, a sua visão de mundo ainda está sendo formada. É importante administrar esse tempo e dar oportunidades a si mesmo para crescer. Uma boa forma de fazer isso é viajando.

Leia Também  Bob Marley: Seu amor pelo futebol e a pelada no campinho de Chico Buarque, no Brasil

Então, meu jovem, viaje. Viaje para longe, bem longe. Viaje pesado. Viaje com desapego.

Vou te mostrar 3 razões para viajar bastante sem medo enquanto ainda é jovem:

1. Viajar te ensina a viver aventuras.

Quando você parar e se lembrar do seu passado, haverá momentos que você se orgulhará e talvez alguns que você se arrependa. Na maior parte dos casos, os seguintes eventos não vão estar na segunda lista:

  • Atravessar a ponte da Golden Gate de bicicleta
  • Aparecer na TV italiana
  • Escalar uma ruína maia
  • Aprender espanhol em três meses
  • Fazer um mochilão pela Europa de trem

Essas coisas não estão na minha lista de arrependimentos. O que estaria, então? Quais escolhas você se arrependeria de ter feito? Não se permitir. Ter medo. Arrumar desculpas. Não correr riscos. Esperar.

Viaje enquanto é jovem.

Você deve arrumar tempo para ver o mundo e saborear a vida por inteiro. Vale a pena, independente do investimento, dinheiro ou sacrifício de tempo que possa ser necessário da sua parte.

Não estou falando para você virar um turista. Falo para você experimentar riscos verdadeiros e se aventurar para não ter que viver com medo pelo resto da sua vida.

2. Viajar te ajuda a formar compaixão

Na sua juventude, você vai fazer escolhas que te definem. Os valores que você começa a formar agora vão te acompanhar pelo resto da vida. Viajar vai te mudar de uma forma que poucas coisas conseguem.

Vai te colocar em situações que te forçarão a se importar com coisas que são maiores que você. Se você for para o sudeste da Ásia, acabará se deparando com mercado de escravos.

Leia Também  Fotos incríveis de pessoas que vivem fora do sistema

Na Europa Oriental, verá os efeitos do genocídio e da perseguição religiosa. Se for para o Haiti, testemunhará o lado ruim do paternalismo ocidental.

Seu coração se despedaçará. Você vai começar a entender que o mundo é um lugar imenso e, ao mesmo tempo, mínimo. Encontrará em si mesmo uma nova forma de encarar a dor e sofrimento que metade do mundo recebe em dose diária. E se sentirá mais conectado com os seres humanos numa forma mais profunda e duradoura.

Você vai aprender a se importar.

3. Viajar te faz adquirir cultura

É muito bom que você adquira cultura enquanto ainda é jovem. Conhecer o mundo e as pessoas magníficas que o habitam. Não há nada parecido com estar perto do Coliseu ou a estátua gigante de Ushiku.

Eu poderia te descrever a cidade de San Juan e suas maravilhosas praias e pontos turísticos, mas você tem que ir lá ver e experienciar.

Você pode ler todos os livros do mundo sobre a Grande Muralha da China, mas estar lá é totalmente diferente. O mundo é um lugar atordoante, entupido de obras de artes extraordinárias.

Veja. Faça enquanto ainda é jovem. Não desperdice o tempo. Talvez você nunca tenha de novo. Você tem uma oportunidade única de investir na próxima época da sua vida agora.

Independente do que você plante, você vai colher. Por favor, faça. Você não vai ser jovem para sempre. E a vida nem sempre vai ser apenas você. Viaje. Experimente o mundo e tudo que o faz valer a pena. Vire uma pessoa com cultura, aventuras e compaixão.

E se eu não for jovem?

Viaje, oras. Pode não ser tão fácil, mas você achará uma forma de sair da sua zona de conforto.

Leia Também  Camisetas Divertidas, Criativas e suas Histórias

Nunca é tarde demais. Se você não foi sugado pela rotina da vida ainda, eu te imploro: viaje. Nunca será tão fácil quanto é agora fazer o que realmente importa, pense nisso.

[Retirado e adaptado de GoinsWriter]

Compartilha com a galera!

Esse registro foi postado em Blog e marcado .

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz